Brinque confeitando bolinhos

On 9 de julho de 2013 by Lebeh Brecho

Tá querendo tirar a família toda da rotina?

Que tal confeitar bolinhos e transformar a cozinha em um lugar de brincadeiras?

O diferencial da brincadeira é que cada um pode criar seu próprio bolinho. Com a massa assada, é só soltar a criatividade e inventar várias cores e sabores. Utilize coberturas, confeitos, guloseimas, pedacinhos de castanha e frutas picadas.

Cupcakes

Se o problema for preparar e assar a massa, vale comprar aqueles bolinhos prontos, que vêm em saquinhos e na forminha e só decorar. Sai barato, prático e não menos divertido.

Chocolate cupcakes

Receitas:

Cupcake de baunilha

– Tempo de preparo: 10 minutos

– Cozimento: 35 minutos

– Rendimento: 12 unidades grandes, se feito em forma de muffim

Ingredientes

-225 g farinha

– 1 1/8 de colher de chá de fermento em pó

– 100 g de manteiga

– 1 ½ xícara de açúcar

– 1 colher de café de sal

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– ½ xícara de claras

– 170g de leite

Modo de preparo

Unte as forminhas e coloque-as sobre uma assadeira. Peneire separadamente a farinha e o fermento. Bata a manteiga com o açúcar até a mistura ficar clara e fofa. Sempre batendo, adicione o sal e a essência de baunilha. Em seguida, adicione as claras devagar. Alternando porções, misture os pós peneirados e o leite. Ao final, continue batendo por cerca de 20 segundos. Disponha a massa nas forminhas até a metade da altura. Coloque para assar no forno pré-aquecido (aproximadamente a 180º). Espere crescer, e vá testando o ponto com um o palito.

Cobertura de Chantilly colorido

Ingredientes

– 2 xícaras de creme de leite gelado

– Corante comestível em gel da cor de sua preferência

– 1 colher de café de essência de baunilha

– 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Despeje em uma batedeira o creme de leite gelado e, com um palito de dente, acrescente uma gota sutil do corante em gel. Bata com a baunilha e o açúcar até o ponto de chantilly. Regule a cor final, sempre acrescentando o corante aos poucos. Para distribuir as coberturas sobre os cupcakes, você pode usar um saco para onfeitar com um bico especial. Caso não disponha desse acessório em sua cozinha, apenas espalhe a cobertura sobre o minibolo usando uma colher.

 

Cupcake de chocolate

Preparo: 10 minutos

Cozimento: 35 minutos

Rendimento 12 unidades grandes, se feito em forma de muffim

Ingredientes

– 1 xícara de farinha de trigo

– 1 xícara de chocolate em pó

– 1 xícara de açúcar

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 1 pitada de sal

– 1 xícara de leite ¼ de xícara de óleo

– 1 ovo

– 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

Unte as forminhas e separe. À parte, misture a farinha de trigo, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente, junte ao leite, o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Una as partes – o líquido e a mistura inicial – de uma só vez e mexa suavemente. Não é necessário bater a massa, o objetivo é que ela fique irregular mesmo. Derrame a massas nas forminhas até 3/4 da altura. Asse e vigie. Sempre testando o ponto com o palito.

Cobertura creme de chocolate

Ingredientes

– 6 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

– 2 colheres de chá de essência de baunilha

– 3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado 3/4 de xícara de chocolate em pó peneirado

– 1/3 de xícara de leite

Modo de preparo

Bata a manteiga e a baunilha. Em outro recipiente, misture o açúcar e o chocolate em pó. Junte as partes e bata bem até conseguir um creme homogêneo. De forma gradual, adicione o leite – é possivel que você não use toda a quantidade reservada. Continue a bater por 1 minuto para conseguir o ponto de creme. Para distribuir as coberturas sobre os cupcakes, você pode usar um saco para onfeitar com um bico especial. Caso não disponha desse acessório em sua cozinha, apenas espalhe a cobertura sobre o minibolo usando uma colher. Observações Os cupcakes podem ser decorados de várias formas: com cerejas, castanhas, confeitos coloridos, frutas picadinhas e chocolate granulado. Nessa hora, libere a cozinha para seus filhos.

 

Fonte: bebe.com.br

 

Deixe uma resposta