Gira-Gira que gera eletricidade

On 25 de outubro de 2013 by Lebeh Brecho

Já imaginou um gira-gira que gera eletricidade? Pois é, isso já  é realidade em escolas da cidade de Gana na África.  A Employer Playgrounds é uma entidade sem fins lucrativos, que criou vários gira-giras que, quando acionados, produzem e armazenam energia elétrica. Ao brincarem, as crianças acabam gerando energia elétrica.

giragira1A ideia surgiu de Ben Markham, que após se aposentar como vice-presidente de Engenharia e Pesquisa da ExxonMobil, foi com a esposa para Gana realizar 18 meses de trabalho voluntário. Nas aldeias rurais, Ben percebeu a escuridão de casas e salas de aula e também notou a falta de brinquedos nos pátios desses colégios. Depois disso, ele teve a ideia de transformar a energia das crianças de Gana em energia elétrica para casas e escolas.

A energia também é usada para recarregar as lanternas de LED que as crianças levam para casa para que elas também possam estudar no período noturno, já que a maioria casas da região não possui energia elétrica. Cada lanterna possui uma carga que funciona bem durante 40 horas.

Além de se beneficiarem com a energia os alunos possuem um módulo de ensino de ciências personalizado, que ajuda a melhorar o aprendizado utilizando o equipamento do playground como um laboratório vivo.

giragira3

A instalação desse sistema em uma escola de Gana custa US$ 10.000, cerca de R$ 25.000. Com esse equipamento é possível fornecer energia elétrica para 200 crianças por cinco anos. Se você se interessou pelo projeto e também quer contribuir, acesse o site aqui e veja como você pode fazer a sua doação.

Fonte: universojatoba

Deixe uma resposta